JÚRI DA CATEGORIA FILMES DE PROFISSIONAIS

 

BEA BARTOLOMÉ

Diretora dos Prémio Quirino de Animação Ibero-Americana, iniciativa que surgiu em 2017 para reconhecer o melhor da animação feita na região e gerar laços e cooperação entre todos os países que a compõem. Além disso, é coordenadora do Weird Market, Animação Internacional, Videojogos e Mercado de New Media; é também produtora do Next Lab, uma nova iniciativa que conecta arte e tecnologia na indústria de animação e conteúdo digital.

 

WILL ANDERSON

Will Anderson é um cineasta e animador escocês vencedor de um BAFTA. Radicado em Edimburgo, escreve, dirige e produz muitos trabalhos de animação baseados em personagens e diálogos para cinema, televisão, teatro e online. Com o carácter no centro de tudo, abrangendo o design 2D e 3D, o processo conduz as suas histórias, que se apoiam em temas existenciais.
O seu trabalho foi encomendado e apoiado pela BBC, BFI, MTV, [adult swim] e WarnerBros. Discovery.

 

CHARLOTTE SANCHEZ

Charlotte Sanchez é uma Line Producer que trabalhou em diferentes projectos como Flee – documentário de animação, The Heroic Quest of the Valiant Prince Ivandoe – série televisiva para o Cartoon Network, ou Only Slightly Exaggerated – anúncio para a agência de viagens Travel Oregon. Trabalhou na Sun Creature durante 7 anos e, antes disso, em estúdios de animação em Paris, como a TeamTO e a Method Animation, como diretora de produção.

Tem experiência em diferentes canais de produção, como animação 2D/3D, live-action, séries de TV, longas-metragens, revistas de TV, etc. Charlotte também trabalhou em empresas na Sun Creature como Directora de Produção, onde colaborou com os responsáveis pela gestão em estratégias da empresa e melhorias estruturais. Tem um bacharelato da escola de cinema ESRA e uma licenciatura em Administração de Produção na Gobelins l’école de l’image.

 

JÚRI DAS CATEGORIAS FILMES DE ESCOLAS E OFICINAS

 

JOANA BARTOLOMEU 

Joana Bartolomeu, Coimbra, 1976. Licenciada em Design Visual pelo IADE e mestrado em Realização de Animação pela National Film and Television School, em Inglaterra. Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.

Profissionalmente começou como Designer de Multimédia, mas a animação falou mais alto: dedicou-se desde então à realização e animação de filmes animados, autorais, institucionais, comerciais. Fez marionetas, cenários, adereços, figurinos, e trabalhou como professora, investigadora, jurada, e em muitas outras áreas do audiovisual. É apaixonada pelas formas animadas, não há nada que a faça mais feliz do que “trabalhar para o boneco” e mergulhar em mundos imaginários.

Actualmente desenvolve também trabalho em madeira, cria personagens e conta histórias através dos seus autómatos e marionetas.

 

JOÃO LOPES DA SILVA

Nascido em Lisboa no ano de 1987, entrou no mundo da animação no curso equivalente ao 12º na escola ETIC_ em 2002 onde co-realizou o filme Desmarca-te em 2005, entrando em vários festivais nacionais e internacionais nas categorias de estudante. Continuou os estudos em Inglaterra no Arts University Bournemouth finalizando o curso BA(hons) Animation Production em 2009 com a realização do filme Baile.

No final de 2009 entra na produtora Sardinha em Lata para trabalhar nas curtas Viagem a Cabo Verde, de José Miguel Ribeiro, Sapateiro de Vasco Sá e David Doutel e Independência de Espírito de Marta Monteiro, entre outras produções.

Em 2010/2011 entra no programa Europeu Animation Sans Frontieres e ainda em 2011 começa a trabalhar como supervisor de animação na série Nutri Ventures na produtora Bang Bang Animation, trabalhando em 62 episódios de 22 minutos cada durante 3 anos e meio.

Em 2015 regressa à produtora Sardinha em Lata como Diretor de Animação e Animador, trabalhando em produções como A Gruta de Darwin de Joana Toste, A Tocadora de Joana Imaginário, The Monkey de Lorenzo Degl’Innocenti, Degelo de Susana António e Filipa Costa ou a série Kayko e Kokosh da Netflix.

Em 2017 finaliza o Mestrado em Desenho pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, começando em 2018 a lecionar na Escola superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre no Curso de Design de Animação e Multimédia conciliando ao trabalho em animação na Sardinha em Lata.

Em 2020 tornar-se freelancer começando a trabalhar remoto fazendo serviços de animação, trabalhando para estúdios como Boulder Media em Dublin e Brown Bag Films em Toronto em séries de animação como Captain Fall, da Netflix e Lu and the Bally Bunch do canal Cartoonito.

 

JOÃO CHAMPLON 

Inicia a realização de trabalhos gráficos e de animação como “freelancer” em  meados dos anos 80.

1992 – Cria em conjunto com um animador francês radicado em Lisboa, a “Papuas”, uma produtora especializada em 3D e efeitos, onde aperfeiçoa aptidões nas áreas da composição e edição de imagem e adquire experiência em inúmeras produções publicitárias, institucionais, genéricos TV, etc.

Década de 90 – Executa inúmeros produções de imagens gráficas e animações para publicações e vídeos institucionais, publicitários, etc.

1999 – É um dos editores do filme de animação A Suspeita de José Miguel Ribeiro, do qual a “Papuas” é co-produtora.

Desde essa altura mantém uma colaboração em filmes do José Miguel Ribeiro através de várias produtoras (Zeppelim Filmes, Sardinha em Lata, Praça Filmes), tendo trabalhado em pós-produção em vários projectos como a série de animação As Coisas Lá de Casa, os filmes Passeio de Domingo e Estilhaços entre outros.

Década de 2000 – Produz grafismo, efeitos e clips de animação para diversas produtoras de filmes e documentários (Nanook, Mandala, Terra Produções, etc), edita filmes comerciais e institucionais.

Produz e desenvolve grafismos e aplicações de grafismos animados para programas de televisão, talk shows e concursos televisivos (O Cofre, A Herança, Malato – Sexta à Noite, O Cubo, etc.).

Faz a pós-produção de inúmeras animações para a  Zeppelin Filmes e outras produtoras de Lisboa.

Aprofunda conhecimentos nas técnicas de composição de imagem e efeitos assim como na edição de filmes, especializando-se na utilização de ferramentas da Adobe e muito particularmente na composição de imagem.

2019 a 2022 – Foi o responsável pela equipa de pós-produção do filme Nayola, primeira longa-metragem de animação portuguesa.