EXPOSIÇÃO DO FILME O PECULIAR CRIME DO ESTRANHO SENHOR JACINTO

Realização: Bruno Caetano
Produção: COLA Animation

Datas: de 23 de Outubro a 10 de Novembro
Horário: 9h30 – 12h30 e 14h00 – 17h30
Local: Fábrica da Criatividade, Castelo Branco

Exposição de vários materiais utilizados na rodagem do filme “O Peculiar Crime do Estranho Senhor Jacinto” de Bruno Caetano. Desde cenários, a marionetas e adereços utilizados no filme.

 

CINE-TEATRO AVENIDA

Consulte AQUI quais os filmes que compõem estas sessões.

HORÁRIO23 OUTUBRO (2ª FEIRA)24 OUTUBRO (3ª FEIRA)25 OUTUBRO (4ª FEIRA)
10:00[sessão de curtas-metragens]

TRICKS FOR KIDS – Stuttgart International Festival of Animated Film (ITFS)

(M/3)
[sessão de curtas-metragens]

PROGRAMA MINI MICRO

(M/3)

16:00[sessão de curtas-metragens]

TRICKSTAR NATURE AWARD – Stuttgart International Festival of Animated Film (ITFS)

(M/12)
[sessão de curtas-metragens]

PROGRAMA JUVENIL

(M/12)

[sessão de curtas-metragens]

BEST OF INTERNATIONAL COMPETITION – Stuttgart International Festival of Animated Film (ITFS)

(M/12)

 

ESART – INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO

HORÁRIO24 OUT. (3ª FEIRA)25 OUT. (4ª FEIRA)26 OUT. (5ª FEIRA)26 OUT. (5ª FEIRA)
9:30 - 10:00[workshop]


FOLEY - DUARTE FERREIRA
[workshop]


GREASE PENCIL - RICARDO MEGRE
10:00 - 12:00[masterclass]

ARGUMENTO - VINCENT HENRY
14:00 - 15:00[mentorias]

ARGUMENTO - VINCENT HENRY
[workshop]


FOLEY - DUARTE FERREIRA
[workshop]


GREASE PENCIL - RICARDO MEGRE
15:00 - 17:30[masterclass]

PÓS-PRODUÇÃO - JOÃO CHAMPLON

 

 

MASTERCLASS DE ARGUMENTO COM VINCENT HENRY

Hora: 10h00 – 12h00
Data: 24 de Outubro – 3ª Feira
Local: Escola Superior de Artes Aplicadas (Auditório)

Atividade aberta ao Público Geral

Com base na sua longa experiência como editor e autor de banda desenhada, Vincent Henry partilhará os seus pensamentos e conselhos sobre como desenvolver uma boa história, seja qual for o registo: intimista, autoficção, documentário ou pura ficção.

Vincent Henry nasceu em 1966. Depois de ter estudado gestão e de ter seguido uma carreira tradicional na indústria, decidiu viver as suas paixões e enveredou por uma carreira no jornalismo de banda desenhada, seguida da criação de uma editora: La Boîte à Bulles. Em 2013, decidiu dar o passo seguinte na busca dos seus sonhos, escrevendo os argumentos de diversas obras: La Boîte à Bulles en images (autobiografia com um grupo de ilustradores), Loulou ne veut pas grandir (banda desenhada infantil com Stéphanie Bellat), depois, em 2015, Alexandre Jacob, journal d’un cambrioleur anarchiste e, em 2017, Jacques Damour (ambos com Gaël Henry, publicados pela Sarbacane). Colaborou também com Bruno Loth, escreveu uma biografia do pastor John Bost, pioneiro da ação social, em John Bost, un précurseur.

Em 2023, com Les Moments doux, embarca no projeto de escrita mais arriscado da sua carreira: adaptar um romance best-seller a uma banda desenhada. E, quem sabe, poderá até escrever o guião de um filme de animação!

 

 

MASTERCLASS DE PÓS-PRODUÇÃO COM JOÃO CHAMPLON

Hora: 15h00 – 17h00
Data: 25 de outubro – 4ª feira
Local: Escola Superior de Artes Aplicadas (Auditório)

Atividade aberta ao Público Geral

Vamos falar de pós-produção. Inevitavelmente teremos de falar de ferramentas e técnicas. Porém, mais que “mecânica”, a pós-produção é arte: a arte da manipulação da imagem. E porque a pós-produção tem intenções, a grande contribuição do pós-produtor está em criar, com a sua inteligência e criatividade, as (melhores!) soluções para concretizar essas intenções. Da composição e efeitos até à edição, passando pela criação de ambientes e cor, a pós-produção tem apenas um fim: concretizar e aprimorar o que a realização quer passar ao espectador.
Porque no final, tudo se resume ao que o ser humano sente quando vê um filme.

 

João Champlon

Inicia a realização de trabalhos gráficos e de animação como “freelancer” em meados dos anos 80.
1992 – Cria em conjunto com um animador francês radicado em Lisboa, a “Papuas”, uma produtora especializada em 3D e efeitos, onde aperfeiçoa aptidões nas áreas da composição e edição de imagem e adquire experiência em inúmeras produções publicitárias, institucionais, genéricos TV, etc.
Década de 90 – Executa inúmeros produções de imagens gráficas e animações para publicações e vídeos institucionais, publicitários, etc.
1999 – É um dos editores do filme de animação “A Suspeita” de José Miguel Ribeiro, do qual a “Papuas” é co-produtora.
Desde essa altura mantém uma colaboração em filmes do José Miguel Ribeiro através de várias produtoras (“Zeppelim Filmes”, “Sardinha em Lata”, “Praça Filmes”), tendo trabalhado em pós-produção em vários projectos como a serie de animação “As coisas lá de casa”, os filmes “Passeio de Domingo” e “Os Estilhaços” entre outros.
Década de 2000 – Produz grafismo, efeitos e clips de animação para diversas produtoras de filmes e documentários (“Nanook”, “Mandala”, “Terra Produções”, etc), edita filmes comerciais e institucionais.
Produz e desenvolve grafismos e aplicações de grafismos animados para programas de televisão, talk shows e concursos televisivos (“O Cofre”, “A Herança”, “Malato- Sexta à Noite”, “O Cubo”, etc.).
Faz a pós-produção de inúmeras animações para a “Zeppelim Filmes” e outras produtoras de Lisboa.
Aprofunda conhecimentos nas técnicas de composição de imagem e efeitos assim como na edição de filmes, especializando-se na utilização de ferramentas da Adobe e muito particularmente na composição de imagem.
2019 a 2022 – Foi o responsável pela equipa de pós-produção do filme “Nayola”, primeira longa metragem de animação portuguesa.

 

 

WORKSHOP DE FOLEY COM DUARTE FERREIRA
Hora: 9h30 – 12h30 e 14h00 – 17h30
Data: 26 de outubro – 5ª feira
Local: Estúdio ESART

Swoosh, clang, pling, purrr!
O foley ou essa magnífica forma sonora de nos fazer acreditar nas imagens que vemos. Através da exploração e da experimentação, esta oficina pretende revelar algumas das técnicas de criação e gravação de sons em estúdio para filmes de animação e não só.

 

Duarte Ferreira

Nasceu no Funchal em 1981.
É diretor de som, designer de som e artista sonoro. A sua atividade tem sido desenvolvida com maior expressão na área do som para cinema documental e de animação. É membro da equipa de audiovisual da unidade de Inovação Educativa da Universidade do Porto. É licenciado em Tecnologia da Comunicação Audiovisual pela ESMAE – Politécnico do Porto, em 2008, onde mais tarde lecionou a disciplina de Som I e Som II entre 2010 e 2015. Vive e trabalha no Porto.

 

 

 

 

 

WORKSHOP DE GREASE PENCIL COM RICARDO MEGRE
Hora: 9h30 – 12h30 e 14h00 – 17h30
Data: 26 de outubro – 5ª feira
Local: Sala da ESART

A animação híbrida está na frente da inovação artística e tecnológica, abrindo possibilidades de novas linguagens visuais. Ferramentas como o Grease Pencil no Blender, oferecem uma abordagem distintiva à realização do filme animado, na produção de storyboards, design de personagens e cenários e no desenvolvimento da animação.

 

Ricardo Megre

Ricardo Megre é animador e professor natural do Porto. O seu trabalho é focado em animação de personagens, especialmente nos cruzamentos entre o desenho, animação 3D e captura de movimentos. É mestre em Som e Imagem – Animação por Computador (2007) e doutor em Ciência e Tecnologia das Artes (2022), ambos pela Escola das Artes da Universidade Católica.

Formado em Animação 3D e Efeitos Visuais pela New York Film Academy (2008), e em Cinematografia Avançada pela School of Visual Arts (2008), em Nova York, iniciou-se como freelancer de 3D para cinema e publicidade. Em 2010, co-fundou o estúdio Loopa no Porto, onde trabalhou como animador e diretor técnico. Leciona na Faculdade de Belas Artes do Porto, na Licenciatura em Artes Plásticas, e no Mestrado em Ilustração e Animação, na Escola Superior de Design do Instituto Superior do Cávado e do Ave.

Atualmente trabalha como animador e realizador para séries e filmes de animação, e é investigador na área de animação híbrida, onde procura na mistura de meios tradicionais e digitais, novas oportunidades de expressão artística.