EXPOSIÇÃO DO FILME O PECULIAR CRIME DO ESTRANHO SENHOR JACINTO
Realização: Bruno Caetano
Produção: COLA Animation
Datas: de 23 de Outubro a 10 de Novembro
Horário: 9h30 – 12h30 e 14h00 – 17h30
Local: Fábrica da Criatividade, Castelo Branco
Exposição de vários materiais utilizados na rodagem do filme “O Peculiar Crime do Estranho Senhor Jacinto” de Bruno Caetano. Desde cenários, a marionetas e adereços utilizados no filme.
MASTERCLASS: PIPELINE – PROCESSO DE ANIMAÇÃO 3D
Convidado: David Mourato
Hora: 10h00 – 11h30
Local: Casa de Artes e Cultura do Tejo, Vila Velha de Ródão
LONGA-METRAGEM: OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ COM A PRESENÇA DO REALIZADOR
Sessão comemorativa do Dia Internacional da Animação assinalado a 28 de Outubro
Convidado: Nuno Beato
Hora: 11h30 – 13h00
Local: Casa de Artes e Cultura do Tejo, Vila Velha de Ródão
OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ, 2022, Portugal, Espanha, 01:30:00
Realização: Nuno Beato
Produção: Sardinha em Lata, Caretos Film, Midralgar, Basque Films
Rosa, uma profissional de topo, altamente cotada no mercado empresarial, leva uma vida exigente e inteiramente dedicada ao seu trabalho. A morte do avô, de quem se tinha progressivamente afastado, devido ao trabalho inesgotável, acaba por lhe provocar um súbito ataque de stress que coloca em dúvida as suas escolhas. Rosa decide, então, abandonar a cidade e partir ao encontro do lugar e das memórias da sua infância, vivida ao lado do seu avô. Ao chegar à propriedade isolada, no meio da paisagem transmontana, descobre que o avô lhe deixou um conjunto de terras praticamente abandonadas e a casa da sua infância quase em ruínas. Levada pelo remorso e pela necessidade de encontrar novo rumo para si, tenta reconstruir a casa e os campos. Rosa, contudo, não está sozinha. Além das pessoas com quem estabelecerá novos laços, surge um grupo de demónios de barro modelados pelo seu avô que parecem, por vezes, ganhar vida, aconselhando-a e orientando-a e consolando-a, como ele próprio teria feito.
Entrada gratuita com levantamento de bilhete no local. Sujeita à lotação total do espaço.
LONGA – METRAGEM: ANTESTREIA NACIONAL “A CAT CALLED DOM”
Hora: 14h30 – 15h30
Local: Casa de Artes e Cultura do Tejo, Vila Velha de Ródão
A CAT CALLED DOM, Reino Unido, 1922, 01:00:00
Realização: Will Anderson, Ainslie Henderson
M/12
Quando a mãe de um animador é diagnosticada com cancro pela primeira vez, ele tenta ajudá-la através da realização de um documentário de animação.
Ao longo de vários anos confusos, com dificuldades em angariar financiamento e complicando a vida de todos, o projeto fica parado. Na tentativa de recuperar o sentimento inicial do filme, e na esperança de encontrar uma conclusão para ele e para a mãe, Will edita partes do filme falhado para o partilhar com ela.
MASTERCLASS DE WILL ANDERSON
Hora: 14h30 – 15h30
Local: Casa de Artes e Cultura do Tejo, Vila Velha de Ródão
Will Anderson, um cineasta de Edimburgo, apresentará a sua viagem pela animação desde 2011 até aos dias de hoje. Combinando clips, curtas-metragens e as suas experiências mais recentes em animação 3D, até à forma como realizou o seu primeiro documentário de longa-metragem, A Cat Called Dom, Will guiará o público através do seu trabalho e apresentará uma vasta gama de trabalhos eclécticos, todos eles com personagens no centro.
Will Anderson
Will Anderson é um cineasta e animador escocês vencedor de um BAFTA. Radicado em Edimburgo, escreve, dirige e produz muitos trabalhos de animação baseados em personagens e diálogos para cinema, televisão, teatro e online. Com a personagem como centro de tudo, abrangendo o design 2D e 3D, o processo conduz as suas histórias, que se apoiam em temas existenciais.
O trabalho de Will foi encomendado e apoiado pela BBC, BFI, MTV, [adult swim] e WarnerBros. Discovery.
CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO E ENTREGA DE PRÉMIOS
Horário: 19h00 – 20h30
Local: Centro de Artes e Cultura do Tejo – Vila Velha de Ródão
Apresentação: Isaque Ferreira
Balanço do evento, discurso e agradecimentos
Anúncio dos filmes vencedores do PRÉMIO NACIONAL DA ANIMAÇÃO 2023 – Categorias Profissionais, Escolas, Oficinas e Prémio do Público
Espetáculo de Lanterna Mágica por Abi Feijó e musicado ao vivo por Samuel Martins Coelho
Abi Feijó
Realizador, Produtor, Professor de Cinema de Animação e Diretor da Casa Museu de Vilar. Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique. Licenciatura nas Belas Artes do Porto. Estágio no National Film Board do Canadá, onde realiza o seu primeiro filme. Fundador da Filmógrafo, da Casa da Animação, da Ciclope Filmes e da Casa Museu de Vilar.
Realizador: Oh que Calma, A Noite saiu à Rua, Os Salteadores, Fado Lusitano, Clandestino e Nossa Senhora da Apresentação.
Produtor: A Noite, História Trágica com Final Feliz, Kali o Pequeno Vampiro e Tio Tomás a Contabilidade dos Dias de Regina Pessoa, Interstícios de Marina Estela Graça, Amélia & Duarte de Alice Guimarães e Mónica Santos, Ride de Paul Bush e Altötting de Andreas Hykade.
Orienta workshops de Cinema de Animação em Portugal, Espanha, França, Itália, Israel, Escócia, Polónia, Brasil, México, Líbano, China e Bulgária.
Professor: UCP, ESAP, Tainan National University of the Arts (Taiwan), ESAG Guimarães, UALG, BAU (Catalunha) e ALBA (Líbano).
Presidente da ASIFA e Vice Presidente do ASIFA Workshop Group.
Hoje dirige a Casa Museu de Vilar, inúmeros workshops para crianças e jovens e apresenta espectáculos de Lanterna Mágica e a Ciclope Filmes onde produz: Virgem Fandango, de Marcy Page e As Caras da Mãe, de Regina Pessoa.