EXPOSIÇÃO DO FILME O PECULIAR CRIME DO ESTRANHO SENHOR JACINTO
Realização: Bruno Caetano
Produção: COLA Animation
Datas: de 23 de Outubro a 10 de Novembro
Horário: 9h30 – 12h30 e 14h00 – 17h30
Local: Fábrica da Criatividade, Castelo Branco
Exposição de vários materiais utilizados na rodagem do filme “O Peculiar Crime do Estranho Senhor Jacinto” de Bruno Caetano. Desde cenários, a marionetas e adereços utilizados no filme.
SESSÃO DE CURTAS METRAGENS: TRICKSTAR NATURE AWARD – Stuttgart International Festival of Animated Film (ITFS)
Duração: 00:58:41
Título | Realização | País | Ano | Duração |
---|---|---|---|---|
The Whale's Song | Adeline Faye | Bélgica, França | 2022 | 00:11:50 |
Limits | Simon de Diesbach | Suíça | 2022 | 00:07:37 |
The Waiting | Volker Schlecht | Alemanha | 2023 | 00:15:35 |
The Invention of Less | Noah Erni | Suíça | 2021 | 00:03:03 |
La Mecha | Nicholas Hooper H. | Chile | 2022 | 00:13:45 |
Spirit of The Forest | Kalp Sanghvi, Nandini Rao, Nirupa Rao | Índia | 2022 | 00:06:51 |
Human Resources | Isaac Wenzek, Titouan Tillier, Trinidad Plass | França | 2022 | 00:03:30 |
Paradise | Jérôme Cortie | França | 2022 | 00:15:24 |
A World in Chaos | David C. Crisp | Hungria | 2023 | 00:09:46 |
Maiores de 12 anos
Entrada gratuita com levantamento de bilhete no local. Sujeita à lotação total do espaço.
SESSÃO DE CURTAS METRAGENS: PROGRAMA MINI-MICRO
Sessão exclusiva para as escolas dos Municípios
Duração: 00:27:06
Título | Realização | Ano | Duração |
---|---|---|---|
Lucy | Bruno Simões/Studio Kimchi | 2023 | 00:04:23 |
Penas Coloridas | Maribel Suárez | 2021 | 00:03:05 |
Girassol | Natalia Chernysheva | 2023 | 00:04:19 |
Sobre Coati | Alexandra Slepchuk | 2015 | 00:06:00 |
A Cozinha de Franzy | Ana Chubinidze | 2021 | 00:08:13 |
Programa especialmente pensado para ser exibido em escolas pré-primárias, a crianças MAIORES DE 3 ANOS. Um programa cheio de cor, som e movimento, sem diálogos e interativo.
SESSÃO DE CURTAS METRAGENS: PROGRAMA DOS 8 AOS 80
Hora: 14h30 – 15h30
Local: Cine-Teatro Avenida
Duração: 00:39:54
Título | Realização | Produção | Ano | Duração |
---|---|---|---|---|
Pronto, Era Assim | Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues | IPCA | 2015 | 00:13:00 |
Elétrico 28 | Otalia Caussé, Geoffroy Collin, Louise Grardel, Antoine Marchand, Robin Merle | Supinfocom Rubika | 2019 | 00:06:00 |
Por Entre os Dedos | Gabriel Hénot Lefèvre | Folimage, Gebeka Films | 2022 | 00:14:00 |
O Quiosque | Anete Melece | Virage Film, SRF e HSLU Design & Kunst | 2013 | 00:06:54 |
Um programa especialmente pensado para os seniores, desde filmes que evocam a memória a filmes que pretendem levantar os ânimos e proporcionar uma boa dose de riso.
Recomendado para a comunidade sénior (M/65) e público em geral. Entrada gratuita com levantamento de bilhete no local. Sujeita à lotação total do espaço.
MASTERCLASS DE PÓS-PRODUÇÃO COM JOÃO CHAMPLON
Hora: 15h00 – 17h00
Local: Escola Superior de Artes Aplicadas (Auditório)
Atividade aberta ao Público Geral
Vamos falar de pós-produção. Inevitavelmente teremos de falar de ferramentas e técnicas. Porém, mais que “mecânica”, a pós-produção é arte: a arte da manipulação da imagem. E porque a pós-produção tem intenções, a grande contribuição do pós-produtor está em criar, com a sua inteligência e criatividade, as (melhores!) soluções para concretizar essas intenções. Da composição e efeitos até à edição, passando pela criação de ambientes e cor, a pós-produção tem apenas um fim: concretizar e aprimorar o que a realização quer passar ao espectador.
Porque no final, tudo se resume ao que o ser humano sente quando vê um filme.
João Champlon
Inicia a realização de trabalhos gráficos e de animação como “freelancer” em meados dos anos 80.
1992 – Cria em conjunto com um animador francês radicado em Lisboa, a “Papuas”, uma produtora especializada em 3D e efeitos, onde aperfeiçoa aptidões nas áreas da composição e edição de imagem e adquire experiência em inúmeras produções publicitárias, institucionais, genéricos TV, etc.
Década de 90 – Executa inúmeros produções de imagens gráficas e animações para publicações e vídeos institucionais, publicitários, etc.
1999 – É um dos editores do filme de animação “A Suspeita” de José Miguel Ribeiro, do qual a “Papuas” é co-produtora.
Desde essa altura mantém uma colaboração em filmes do José Miguel Ribeiro através de várias produtoras (“Zeppelim Filmes”, “Sardinha em Lata”, “Praça Filmes”), tendo trabalhado em pós-produção em vários projectos como a serie de animação “As coisas lá de casa”, os filmes “Passeio de Domingo” e “Os Estilhaços” entre outros.
Década de 2000 – Produz grafismo, efeitos e clips de animação para diversas produtoras de filmes e documentários (“Nanook”, “Mandala”, “Terra Produções”, etc), edita filmes comerciais e institucionais.
Produz e desenvolve grafismos e aplicações de grafismos animados para programas de televisão, talk shows e concursos televisivos (“O Cofre”, “A Herança”, “Malato- Sexta à Noite”, “O Cubo”, etc.).
Faz a pós-produção de inúmeras animações para a “Zeppelim Filmes” e outras produtoras de Lisboa.
Aprofunda conhecimentos nas técnicas de composição de imagem e efeitos assim como na edição de filmes, especializando-se na utilização de ferramentas da Adobe e muito particularmente na composição de imagem.
2019 a 2022 – Foi o responsável pela equipa de pós-produção do filme “Nayola”, primeira longa metragem de animação portuguesa.