EXPOSIÇÃO DO FILME O PECULIAR CRIME DO ESTRANHO SENHOR JACINTO
Realização: Bruno Caetano
Produção: COLA Animation
Datas: de 23 de Outubro a 10 de Novembro
Horário: 9h30 – 12h30 e 14h00 – 17h30
Local: Fábrica da Criatividade, Castelo Branco
Exposição de vários materiais utilizados na rodagem do filme “O Peculiar Crime do Estranho Senhor Jacinto” de Bruno Caetano. Desde cenários, a marionetas e adereços utilizados no filme.
MASTERCLASS: DIREÇÃO DE ANIMAÇÃO 2D COM JOÃO LOPES DA SILVA
Hora: 11h00 – 13h00
Local: Casa de Artes e Cultura do Tejo, Vila Velha de Ródão
Entrada gratuita com levantamento de bilhete no local. Sujeita à lotação total do espaço.
Esta masterclass oferece uma visão do mundo da indústria da animação, diretamente do olhar de um Supervisor de Animação. Exploraremos o papel desempenhado pelos diretores e supervisores de animação dentro de uma equipa de animação 2d, partilhando insights da indústria e detalhando as tarefas diárias inerentes à profissão.
João Lopes da Silva
Nascido em Lisboa em1987, entrou no mundo da animação através de um curso da escola ETIC_ onde co-realizou o filme “Desmarca-te”, que entrou em vários festivais nacionais e internacionais. Continuou os estudos em Inglaterra no Arts University Bournemouth finalizando o curso BA(hons) Animation Production em 2009 com a realização do filme “Baile”.
Mais tarde entra na produtora Sardinha em Lata para trabalhar nas curtas “Viagem a Cabo Verde”, de José Miguel Ribeiro, “Sapateiro” de Vasco Sá e David Doutel e “Independência de Espírito” de Marta Monteiro, entre outras produções. Em 2010/2011 entra no programa Europeu Animation Sans Frontieres e ainda em 2011 começa a trabalhar como supervisor de animação na série “Nutri Ventures” na produtora Bang Bang Animation.
Em 2015 regressa à produtora Sardinha em lata como Diretor de Animação e Animador, trabalhando em produções como “A Gruta de Darwin” de Joana Toste, “A Tocadora” de Joana Imaginário, “The Monkey” de Lorenzo Degl’Innocenti, “Degelo” de Susana António e Filipa Costa ou a série Kayko e Kokosh da Netflix. Em 2017 finaliza o Mestrado em Desenho pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, começando em 2018 a lecionar na Escola superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre no Curso de Design de Animação e Multimédia. Em 2020 torna-se freelancer, trabalhando para estúdios como Boulder Media em Dublin e Brown Bag Films em Toronto, em séries de animação como “Captain Fall”, da Netflix e “Lu and the Bally Bunch” do canal Cartoonito.
CONVERSA EXCLUSIVA COM PIERRE HÉBERT SEGUIDA DE Q&A ONLINE
Hora: 14h30 – 16h30
Local: Casa de Artes e Cultura do Tejo
Conversa organizada por: João Apolinário Mendes
Moderação: Marina Estela Graça e João Apolinário Mendes
Entrada gratuita com levantamento de bilhete no local. Sujeita à lotação total do espaço.
Pierre Hébert
Realizador de mais de 40 filmes, incluindo 3 longas-metragens, Pierre Hébert trabalhou no National Film Board of Canada de 1965 a 1999.
Desde então, a sua produção artística abrange diversas áreas, para além do cinema: performances de animação ao vivo em colaboração com músicos, instalações de vídeo, colaborações com coreógrafos, desenho e intervenções na web.
Escreveu vários livros e artigos com reflexões sobre o seu trabalho, nomeadamente sobre a técnica de gravura sobre película que desenvolveu nas décadas de 80 e 90.
Em 2005, recebeu o prémio de Cinema “Albert Tessier” pelo conjunto da sua obra; em 2012 uma bolsa de carreira atribuída pelo Conselho das Artes e Letras do Quebec; e, em 2018 um Doutoramento Honoris Causa pela Emily Carr University of Art and Design, em Vancouver.
Marina Estela Graça
Marina Estela Graça é realizadora e desenvolve investigação, experimentando e refletindo sobre condições e processos pelos quais as imagens animadas se concretizam em discurso.
Foi Professora Coordenadora na Universidade do Algarve, tendo participado na criação dos cursos de 1º ciclo em Design de Comunicação (1992) e em Imagem Animada (2010), que dirigiu após homologação. Foi também docente e investigadora na Universidade de Aalborg, Dinamarca, entre 2003 e 2006, participando na adequação do curso de 1º ciclo e criação do 2º ciclo em Medialogy.
É doutorada em Ciências da Comunicação, Especialidade Cinema / Cinema de Animação (2003) e mestre em Comunicação Social / Animação (1990), ambos pela Universidade Nova de Lisboa. Publicou 1 livro (referência em doutoramentos na área, no Brasil), 1 caderno (com os trabalhos do 1º Simpósio da Casa da Animação), 21 capítulos e 11 artigos científicos, 4 dos quais indexados, todos sobre aspetos formais e projetuais específicos da enunciação em Animação. Orientou (8) mestrados e (2) doutoramentos, tendo sido arguente principal em 4 de 11 provas de doutoramento nacionais e em 5 internacionais. Participou em conferências, seminários e comissões científicas internacionais na sua área de investigação. Tem, ainda, experiência na coordenação pedagógica, técnica e tecnológica de equipas de realização de audiovisuais animados, de grupos etários diferentes, com formações e literacias, capacidades cognitivas e situações sociais e culturais diferenciadas, com obtenção de prémios.
O seu percurso académico e artístico carateriza-se pela ligação ao Cinema de Animação de autor português na área experimental. Foi a primeira investigadora académica em Animação, em Portugal, tendo concluído os primeiros mestrado (1990) e doutoramento (2003) na área. Criou e dirigiu o primeiro curso do ensino superior (Design, Universidade do Algarve, desde 1992) com unidades curriculares em animação (com equipamento vídeo U-Matic, depois digital) e com formação de profissionais no ativo. Em 1980, co-realizou, desenhou e animou, com Né Santelmo, o título do programa televisivo Que Viva o Cinema! (Rui Ramos, RTP2), tratando-se do primeiro trabalho animado inteiramente produzido por mulheres, em Portugal. Realizou, desenhou e animou sozinha 2 curtas-metragens animadas: Interstícios (2001), premiado internacionalmente; e Claro Azul Ausente (2005), encomendado pela comissão organizativa do evento Faro, Capital Nacional da Cultura 2005; sendo Interstícios o primeiro filme português em Full HD, completamente digital, 24 fps, transferido para 35mm de modo a poder ser visto em sala. Participou na redação do relatório do movimento Caminhos da Animação Portuguesa, entre novembro de 2009 e março de 2011, que reuniu mais de uma centena de profissionais, a fim de determinarem e reivindicarem condições adequadas ao desenvolvimento da produção de Animação em Portugal. Foi vice-presidente da Casa da Animação, associação que reúne e representa o setor internacionalmente, entre 2011 e 2015. Fez parte do grupo de peritos do ICA, Instituto do Cinema e do Audiovisual, entre 2007 e 2018, para atribuição de apoio à produção; e, desde 2014, do grupo de peritos da A3ES, Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, tendo integrado 20 comissões de avaliação na área CNAEF 213 – Audiovisuais e Produção dos Media.
Informação mais detalhada em CIÊNCIA ID FD16-B85E-8DC8 e em Agência da Curta Metragem.
João Apolinário Mendes
João Apolinário Mendes é diretor do “OLHO Festival de Cinema de Animação” e do “Fórum de Animação”. É Vice-Presidente da “Casa da Animação”, professor de Animação na “Escola Artística Soares dos Reis” e na “Universidade Católica Portuguesa”.
Participa na organização do “Ink and Motion – International Conference on Animation and Comics” e do “Simpósio Arte e Animação”.
No seu trabalho explora as passagens entre o cinema de animação e as marionetas tendo colaborado com as companhias “Teatro de Marionetas do Porto” e “Redcloud Marionetas”, com as quais participou de seis peças de teatro, em 2010 fundou a produtora de audiovisuais “HUSMA”, onde trabalhou como produtor e realizador.
Está atualmente a realizar o doutoramento em “Ciência e Tecnologia das Artes” na Universidade Católica Portuguesa, é metre em “Animação por Computador” pela mesma instituição.
MASTERCLASS: ANIMAÇÃO NA INDÚSTRIA JAPONESA
Hora: 17h00 – 18h30
Local: Casa de Artes e Cultura do Tejo
Entrada gratuita com levantamento de bilhete no local. Sujeita à lotação total do espaço.
“Nesta masterclass falarei de como entrei na indústria e a minha experiência nela. Vou contar como fiz o meu primeiro portfólio , como foi finalizar o primeiro trabalho e as expectativas e a realidade de animar numa produção japonesa. Mostrarei ainda alguns exemplos de trabalhos meus, dando depois tempo para um Q & A no fim.”
Daniel Sidaway
Daniel Sidaway é um animador português autodidata que trabalha na indústria de animação japonesa. Já trabalhou em séries como Bleach, Boruto, Digimon e recentemente no filme One Piece Movie RED. Além do seu trabalho em anime, já trabalhou também em projetos de pequena escala e está sempre à procura de outros artistas a quem se juntar para realizar projetos.
SESSÃO DE CURTAS METRAGENS: BEST OF INTERNATIONAL COMPETITION – Stuttgart International Festival of Animated Film (ITFS)
Hora: 19h00 – 20h00
Local: Casa de Artes e Cultura do Tejo, Vila Velha de Ródão
Duração: 01:07:30
Título | Realização | País | Ano | Duração |
---|---|---|---|---|
Dog Apartment | Priit Tender | Estónia | 2022 | 00:14:07 |
Nobody | Job Roggeveen, Joris Oprins, Marieke Blaauw | Países Baixos | 2022 | 00:09:15 |
Human Resources | Isaac Wenzek, Titouan Tillier, Trinidad Plass | França | 2022 | 00:03:30 |
Letter to a Pig | Tal Kantor | Israel, França | 2022 | 00:16:50 |
Zoon | Jonatan Schwenk | Alemanha | 2022 | 00:04:25 |
Passenger | Juan Pablo Zaramella | Argentina | 2022 | 00:10:00 |
The Waiting | Volker Schlecht | Alemanha | 2023 | 00:15:35 |
The Invention of Less | Noah Erni | Suíça | 2021 | 00:03:03 |
Maiores de 12 anos
Entrada gratuita com levantamento de bilhete no local. Sujeita à lotação total do espaço.
SESSÃO DE CURTAS METRAGENS: PANORAMA NACIONAL – FILMES DE PROFISSIONAIS
Hora: 21h30 – 23h00
Local: Casa de Artes e Cultura do Tejo, Vila Velha de Ródão
Duração: Duração: 01:08:12
Maiores de 12 anos
Pela primeira vez desde o surgimento do Prémio Nacional da Animação, em 2013, e em virtude de uma atualização do regulamento do mesmo, nasce o Panorama Nacional – Filmes de Profissionais. O Panorama Nacional é uma secção não competitiva que visa dar a conhecer de forma mais abrangente a produção de cinema de animação português.
Título | Realização | Produção | País | Ano | Duração |
---|---|---|---|---|---|
Motus | Nelson Fernandes | Nelson Fernandes | Portugal | 2023 | 00:04:10 |
Olha | Nuno Amorim | Animais AVPL | Portugal | 2023 | 00:11:29 |
Ana Morphose | João Rodrigues | Bando à Parte | Portugal | 2023 | 00:10:00 |
Troada | Vitor Hugo Rocha | BAP Animation Studio | Portugal | 2022 | 00:02:43 |
Comezainas | Mafalda Salgueiro | Toonleada | Portugal, Espanha | 2022 | 00:12:06 |
A Boneca de Kafka | Bruno Simões | Animanostra | Portugal, Espanha | 2022 | 00:10:40 |
Foxtale | Alexandra Allen | XS Filmes | Portugal | 2022 | 00:05:55 |
Sunflowers - A Strange Feeling of Existential Angst | Carolina Bonzinho, Leander Meresaar | Produção independente | Portugal | 2023 | 00:04:00 |
Biscoitos de Cão | António Alves | António Alves | Portugal | 2023 | 00:07:09 |
Entrada gratuita com levantamento de bilhete no local. Sujeita à lotação total do espaço.